![]() | |
| Partilhar | |||||||
| Multicanal (Som e Imagem) 3.1 - 4.0 - 5.1 - 7.1 - 12.2 etc. é muito canal..... |
Cumbersa da Treta | |
| Loading... |
![]() |
| | LinkBack | Ferramentas | Modos de Exibição |
| | #1 (permalink) |
| Pensador profissional Data de Registo: Jun 2010
![]() ![]() |
O SFaudio é sobretudo dedicado ao stereo, mas em qualquer caso e agora que ainda estou na procura de colunas para o dito, aqui fica o registo do que me tem ocupado as células cinzentas ultimamente... o AV. Actualmente tenho o meu sistema AV na sala de estar, e não sendo um espaço tão mau como inicialmente temia (a sala tem um formato triangular), não é certamente o ideal. Acontece no entanto que depois de uns projectos iniciais durante o ano passado, surgiu agora a hipótese de o colocar num espaço potencialmente mais adequado, com um pouco mais de espaço, onde possa colocar um projector, etc. Início A casa onde vivo já tem umas décadas, e tem adjacente uma construção quase em ruínas um pouco mais antiga, agora encravada entre a casa e um prédio vizinho. Dependendo da câmara municipal aprovar, deveremos avançar para a construção de uma garagem nesse espaço. No video abaixo pode ver-se a implantação do que existe no momento. Confesso que desconheço por completo a legislação que regula estas coisas, e não sei se me depararemos com alguma limitação ou problema por ter o prédio encostado, ou se neste tipo de construção ao lado da habitação existem normas que obriguem a ter, por exemplo, um W.C., mas independentemente disso julgo que qualquer construção a erigir naquele local não poderá ir para além do limite posterior do edifico vizinho, o que limita um pouco o que gostaria de fazer. Depende também de se essa linha é marcada pelo R/C, ou se estruturas noutros andares também contam, porque nesse prédio o 1º e 2º andares estão um metro mais avançadas que o R/C, devido a marquises. ![]() A confirmar-se essa limitação, o espaço resultante será de cerca de 75 metros quadrados, a dividir por uma garagem, e uma ou duas divisões. Daí a pensar em ter um home-cinema numa dessas divisões foi um passo. Seria realmente aliar o útil ao agradável, mas deparei-me rapidamente com alguns detalhes que me estão a dificultar a vida.1. existência de uma janela no W.C. do R/C, que dá para o terreno onde se pretende construir a garagem/arrumos. Ou seja, ficaria a dar para uma divisão fechada (ou a garagem, ou a sala home-cinema). Não sei se autorizariam tal coisa, ou se existirão soluções técnicas que permitam ultrapassar esta dificuldade sem grandes custos, 2. no mesmo local existem também canalizações fora da parede, que requerem ou colocação dentro da mesma, ou uma solução que permita mantê-las na posição actual. Dito isto, chego à parte divertida, que é tentar colocar um sistema 5.1 algures naquele espaço, tendo em conta as condicionantes. Nunca poderá ser um puro home-cinema, já que a divisão terá de ser utilizada também como sala de estar, e ter boa visibilidade para as traseiras directamente da posição onde se assistem os filmes. O ideal seria conseguir ter um bom local para o home-cinema, mas também poder ter as condições para evoluir para o stereo. Se tal é possível, neste local, e com um orçamento que não encareça significativamente a construção básica, é ainda para mim uma incógnita. Mais logo com mais tempo coloco aqui alguns dos designs em que tenho trabalhado. |
| | |
| | #2 (permalink) |
![]() ![]() |
Tive de refazer alguns modelos desde o post anterior, porque fiquei ontem a saber que o limite posterior a ser cumprido deve ser o do rés-do-chão do vizinho, o que me retira um metro ao que planeava. Contava com esse metro extra, mas enfim... Aqui ficam então alguns dos designs com que me vou degladiando. A. Inicialmente estava virado para este tipo de solução. É a mais simples, e provavelmente com menor custo. Tem como desvantagem colocar a janela do WC virada para a garagem, o que exigiria um extractor. Outro ponto menos positivo é o simplesmente disfarçar as canalizações com uma cortina (ou eventualmente uma parede falsa). Por estes motivos foi uma solução rapidamente vetada por “the powers above”. ![]() B. Optei de seguida pela criação de um “corredor alargado” aberto para o exterior, com isto resolvendo os problemas referidos acima. Isto permite uma divisão de 6m por 4m (4,8m no ponto mais largo). Comecei por colocar as colunas e restantes elementos na posição que julgo ser a melhor do ponto de vista acústico, com as colunas a disparar ao longo do comprimento. Poderia até modificar o angulo da parede atrás da tela, para uma maior simetria. A grande desvantagem desta disposição: a sala ficar de costas voltadas para as traseiras. ![]() C. Tentando que o home-cinema coabite mais pacificamente com a sala de estar, coloquei a tela numa posição que de início me desagradava bastante, mas que julgo agora ter conseguido ajustar de forma aceitável. Com a parede atrás das colunas tendo 3,5 m, julgo que a distância ente colunas é suficiente, mas não estou certo que as cortinas tão próximas não prejudiquem o som. |
| | |
| | #3 (permalink) |
| Aprendiz de feiticeiro Data de Registo: Jun 2010 Localização: Viseu
![]() |
Olá Horsound! Mais um exercício de bom desenho. Parabéns. Uma primeira dúvida: Para a garagem estás a deixar quanto espaço na dimensão comprimento? Pelo desenho parece pouco. Não te esqueças que os carros vão aumentando de volume. Depois ficam limitados a utilitários se é que o que está desenhado é um utilitário. Depois há o corredor. Na gíria dos arquitectos, os corredores são espaços quase inúteis. Não se faz lá nada a não ser passagens. Não é um espaço "nobre". Só são úteis para criar separação entre espaços. Eu reduziria esse corredor até o eliminar se fosse possível. Para esconderes os tubos, mais vale utilizares uma parede falsa. Com pouco dinheiro e pouco espaço ocupado isso consegue-se. Podes pensar em pladur, por ex. E o resto vai fazendo exercícios de colocação. Eu simulei várias disposições nas minhas escolhas, com modelos à escala. Dão muito maior realismo às soluções possíveis. Basta uns pedacitos de cartolina, ou, mais a teu gosto, modelos virtuais, mas de dimensão fixa e à escala. Tens aí pano para mangas. Dá uma pica muito grande idealizar estas coisas. Força! |
| | |
| Obrigado M Figueiredo pela mensagem: | Horsound (21-07-2011) |
| | #4 (permalink) |
| Aluga Data de Registo: Jun 2010
![]() |
na eventualidade de um espaço trapezoidal, a fonte emissora (aqui as colunas... frontais e central) deverão ficar na parede com menor área, na medida em que as restantes paredes, em "abertura", funcionarão como corneta. ...a sala do meu pai é um óptimo exemplo disso (neste caso, com a contribuição do tecto inclinado). sem "gostar" do corredor, isto resolver-te-ia o problema colocado em B. |
| | |
| Obrigado S Figueiredo pela mensagem: | Horsound (21-07-2011) |
| | #5 (permalink) |
| Aluga Data de Registo: Jun 2010
![]() |
já agora, e aproveitando, uma parede falsa (desde que preenchida como manda a lei) ter-te-ia um belíssimo efeito de absorção de frequências indesejáveis. poderias fazer uma (várias) câmaras a funcionar na lógica inversa das caixas "bass reflex" (portanto um ressoador de Helmholtz) para determinadas frequências mais chatas.
|
| | |
| | #10 (permalink) | |||||
![]() ![]() | And the winner is... S.Figueiredo. ![]() É um A4, mas o vencedor não leva pontuação total porque não viu que lhe falta uma porta do lado direito ![]() ![]() Mas coloco aqui a imagem porque induzi em erro, dando dimensões erradas. Provavelmente o filcas fiou-se nisso para dizer A3. O comprimento total é de 12,2 metros, e não 11 como indiquei. Quote:
Com 12 metros, ficando 6 metros para a garagem, julgo que será aceitável (na imagem acima dá para ver o espaço restante). Não sobrará muito espaço, e se calhar boa parte das garagens tem um comprimento um pouco maior, mas aqui julgo que não dá para ir para lá dos 6 metros. Quote:
Quote:
Quote:
Mas imagino que os meus vizinhos do primeiro andar passem a não simpatizar muito comigo. ![]() Relativamente ao corredor, de facto aparenta ser um desperdício de espaço, mas se a opção for por esta solução, pelo menos para já convenci quem tem poder de veto a colocar nesse corredor parte do que ficaria na sala. Nomeadamente um pequeno lava-louças e outras bancadas. Ou seja, na prática o corredor seria uma divisão com uso. Ainda não coloquei no modelo 3D, mas julgo que poderia resultar. Quote:
![]() Isto empurra-me para a C. Amanhã coloco aqui alguns renders, depois de ajustar as distâncias. | |||||
| | |
![]() |
| Tags |
| caminho, homecinema, início, longo |
| Ferramentas | |
| Modos de Exibição | |
| |